segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MINI CURSO DE MOODLE

No CED 05 de Taguatinga, nos dias 24,25,26 e 27 de outubro acontecerá um mini curso de Moodle promovido pelo NTE-TAG. Antes de iniciarmos o curso houve a sensibilização em relação ao Linux Educacional e a chamada aula 0
 do ambiente Moodle.
Esta vinda do NTE ao laboratório da escola se deu após iniciativa de professores, coordenadores locais, intermediários

terça-feira, 11 de outubro de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Encerramento do curso Linux

O curso Introdução à educação Digital (Linux educacional) encerrou na última terça-feira e também foi um sucesso. Os professores cursistas gostaram muito e apresentaram excelentes propostas de trabalhos que já estão sendo colocadas em prática com o uso das tecnologias em suas respectivas escolas.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Finalização do curso PITEC

O curso Elaboração de Projetos: TIC e a educação do corpo encerrou e foi um sucesso. Os participantes gostaram muito e se indentificaram com o conteúdo e apresentaram excelentes projetos que já estão sendo colocados em prática nas suas respectivas escolas.

Projetor Proinfo

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
Os municípios, estados e Distrito Federal poderão adquirir este equipamento com recursos próprios ou de outras fontes, por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do pregão nº 42/ 2010, realizado pelo FNDE.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Curso para o 2º semestre de 2011

Estão abertas as pré-inscrições dos Cursos oferecidos pela EAPE para o 2º semestre de 2011.

O NTE de Taguatinga terá 01 (uma) turma do curso Introdução à Educação Digital (Linux Educacional) na 5ª feira no turno vespertino com carga horária de 40horas e as aulas são presenciais no NTE. Temos 25 vagas para professores e gestores da rede  pública. A pré-inscrição será feita pelo site: www.eape.se.df.gov.br de 21/06 até 07/07.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Oficina para Coordenadores das Séries Finais

Essa oficina  ocorreu também no NTE e especificamente para os Coordenadores das Séries Finais do Ensino Fundamental. Os professores aprenderam a elaborar slides usando o BrOffice-Impress, criaram um Blog e aprenderam também diferentes maneiras de realizar uma pesquisa na internet. Esses conteúdos foram divididos em três encontros presenciais (terças-feiras seguidas). Os participantes gostaram muito e se mostraram interessados em participar de outras oficinas que foram sugeridas.


Visita do CIED ao NTE


Tivemos uma reunião com a equipe do CIED/GTEC para tratar de assuntos relacionados aos programas que participamos. Esse momento foi muito proveitoso, pois pudemos resolver algumas pendências e mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido no NTE e nas escolas dessa Regional.

Formação do PM em Foco

Após 4 encontros presenciais no NTE, encerramos a capacitação do PM em Foco no último dia 14 para os professores das escolas que tem o programa inslatalado em seus laboratórios de informática. Aqui em Taguatinga temos 32 escolas participantes. Os professores que participaram foram aqueles que lecionam nas turmas de 5 ano e os professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6 ano.


Formação do PM em Foco

Após 4 encontros presenciais no NTE, encerramos a capacitação do PM em Foco no último dia 14 para os professores das escolas que tem o programa inslatalado em seus laboratórios de informática. Aqui em Taguatinga temos 32 escolas participantes. Os professores que participaram foram aqueles que lecionam nas turmas de 5 ano e os professores de Língua Portuguesa e Matemática do 6 ano.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Curso Moodle

Está sendo ofertado o curso Construção de Salas em Ambiente Online - Moodle para os professores da regional de Taguatinga. O curso é à distância e tem apenas 3 (três) aulas presenciais totalizando a carga horária para certificação de 90horas.

Curso Introdução à Educação Digital

Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos do software Linux Educacional e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.


Curso Introdução à Educação Educacional


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curso de PITEC

O curso Elaboração de projetos: TIC e educação do corpo tem o foco no desenvolvimento de projetos com a integração de tecnologias. O curso está estruturado em torno de três eixos conceituais: Projeto, Currículo e Tecnologia, que se integram com as práticas pedagógica do professor.

Oficina técnica

No mês de maio deste ano tivemos uma oficina para técnicos que trabalham nos outros NTE´s da SE. O tema foi a instalação do software Coleção Multimídia Conhecer nas máquinas multiterminais.


Vida de Maria

Como quebrar o ciclo vicioso das Marias no nosso país e que prejudica direta e indiretamente a educação dos nossos alunos?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

NETIQUETA

 
É a forma aportuguesada do termo inglês "netiquette", que significa "etiqueta (bons modos) na Internet".
A esse conjunto de normas virtuais damos o nome de Netiqueta. Essas regras não são oficiais, mas são estabelecidas pelos internautas e para os internautas, como formas de manter comportamentos considerados desejáveis nesse espaço de interação e que quando seguidas permitem a troca frutífera de informações entre as pessoas. Esses princípios também ajudam a evitar mal entendidos entre pessoas que se comunicam diretamente pelo correio eletrônico.

A seguir algumas “regrinhas” que devem ser observados no uso da Internet:

1.Não  utilize o computador para prejudicar terceiros;
2.Não  interfira com o trabalho informático de terceiros;
3.Não  vasculhe os ficheiros informáticos de terceiros;
4.Não utilize o computador para roubar;
5.Não utilize o computador para prestar falsos testemunhos;
6.Não  utilize ou copie software pelo qual não pagou;
7.Não utilize os recursos informáticos de terceiros sem autorização;
8.Não se aproprie do trabalho intelectual de terceiros;
9.Ao escrever  e postar na net pensar nas consequências sociais daquilo que escreve;
10.Utilize o computador com respeito e consideração por terceiros
11.Chame os colegas pelo primeiro nome ou pelo apelido;
12.Responda às mensagens prontamente;
13.Utilize frases de reforço (exemplo: “Boa idéia” ou “Obrigada pelas sugestões”);
14.Personalize as observações;
15.Evitar comentários hostis ou lacônicos e jamais empregue palavras grosseiras, sexistas, racistas ou preconceituosas;
16. Mostre bom humor;
17. Promova a cooperação, oferecendo assistência e apoio aos outros participantes e compartilhando idéias.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Curso Moodle

Está acontecendo no NTE de Taguatinga o curso: Construção de salas em ambientes online - Moodle com a tutora do NTE Ceilândia. Trata-se de um curso à distância com carga horária de 90h e com apenas 3 (três) encontros presenciais e a certificação será feita pela EAPE.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Informações gerais sobre o Programa Proinfo Integrado

O que é ProInfo?

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.

Como posso participar do ProInfo?

Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município ou o estado deve seguir três passos: a Adesão, o Cadastro e a Seleção das escolas (seguir orientações do passo a passo).

A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Para isso deve-se fazer o download do termo de adesão, assinar e enviar ao MEC com a documentação exigida.

Após esta etapa deve ser feito o cadastro do prefeito em nosso sistema, onde será solicitado um usuário e senha, criado pelo responsável pelos dados, que permite que o próximo passo, a seleção de escolas, seja efetuado.

A seleção das escolas ProInfo é feita em nosso sistema, onde já existem escolas pré-selecionadas de acordo com os critérios adotados nestas distribuições.

As orietações da adesão constam no passo-a-passo, que se segue:

www.mec.gov.br


* Secretarias

* Seed – Secretaria de Educação a Distância
* ProInfo – Apresentação

Como funciona o ProInfo?

O MEC compra, distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais (prefeituras e governos estaduais) devem providenciar a infraestrutura das escolas, indispensável para que elas recebam os computadores.

Quem realiza a seleção das escolas?

As escolas estaduais são selecionadas pela coordenação do ProInfo de cada estado, já as escolas municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios.

Como deve ser a infraestrutura dos laboratórios?

Para orientar sobre como as escolas devem ser preparadas para receber os computadores, o MEC elaborou duas cartilhas, uma para escolas urbanas (ProInfo Urbano) e outra para escolas rurais (ProInfo Rural), que podem ser lidas e baixadas nos seguintes endereços: http://sip.proinfo.mec.gov.br -

downloads - * manuais - * cartilha rural * cartilha urbana

Quais as condições que uma escola deve atender para que possa receber um laboratório, nas distribuições atuais?

PROINFO RURAL

Escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano)

Área rural

Com mais de 30 alunos

Energia elétrica

Sem laboratório de informática

PROINFO URBANO

Escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano)

Área urbana

Com mais de 50 alunos

Energia elétrica

Sem laboratório de informática

Qual a composição do laboratório?

ProInfo Rural:

Solução muititerminal – 5 terminais de acesso com 1 CPU, monitor LCD, impressora jato de tinta, wirelles.

Linux Educacional 3.0

Garantia de 3 anos

Mobiliário (mesas e cadeiras) – enviados pelo MEC

Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura

ProInfo Urbano:

Solução multiterminal com 8 CPU's e 17 terminais de acesso, 1 servidor multimídia, 1 impressora laser, 10 estabilizadores, 1 access Point.

Linux Educacional 3.0

Garantia de 3 anos

Necessita de Infraestrutura mais elaborada

Não vai mobiliário

Infraestrutura – responsabilidade do estado/prefeitura

Os computadores do laboratório ProInfo?

Seguindo diretriz do governo federal, o MEC incentiva a utilização de softwares livres e produz conteúdos específicos, voltados para o uso didático-pedagógico, associados à distribuição Linux-Educacional, que acompanha os computadores do laboratório.

Posso instalar outro sistema operacional nos computadores?

O MEC não proíbe a troca do sistema operacional por outros livres ou proprietários. Porém no momento da solicitação do suporte técnico e uma possível reconfiguração do computador a empresa está autorizada a desinstalar qualquer sistema operacional, programas e arquivos existentes, entregando o computador com a configuração inicial. Por isso sugerimos que a escola realize backups e gravações periódicas do conteúdo armazenado nos microcomputadores.

Eu mesmo posso instalar os computadores depois que forem entregues?

Não. Nas atuais distribuições do ProInfo o laboratório será enviado após a confirmação da estrutura da escola através do preenchimento do Atestado de Infraestrutura, o que significa que o laboratório só chegará às escolas que estejam prontas para a instalação imediata. Quando o laboratório chegar, a orientação é a de não abrir as caixas em hipótese alguma, podendo ocasionar a perda da garantia dos equipamentos que foram abertos. As empresas fornecedoras tem um prazo de 30 dias após a entrega para realizar a instalação, aguarde o contato para agendar a instalação, que deverá ser realizada exclusivamente pelos técnicos autorizados. Antes de permitir a instalação, garanta que os técnicos são realmente da empresa em questão através de suas credenciais e documentação operacional, que deve conter a identificação da empresa responsável, conforme descrito acima.

Como proceder com a documentação que me for apresentada na entrega das máquinas?

No momento da entrega, deverão ser apresentados dois documentos, uma nota fiscal (três vias) e o Termo de Recebimento (duas vias). Antes de assinar os documentos verifique se o número de volumes (caixas) equivale à descrição da nota fiscal, só depois disso assine e carimbe. Os documentos devem ser devolvidos ao entregador, com exceção de uma via da nota fiscal que deverá ser guardada com cuidado para qualquer necessidade.

E no momento da instalação? Terei que assinar algum documento?

Sim, no momento da instalação o técnico apresentará o Termo de Aceitação. Verifique se todas as máquinas e a impressora estão funcionando corretamente e só, então, assine os termos. É importante que alguém que possua conhecimentos técnicos mínimos acompanhe essa instalação. A escola não fica com nenhuma via deste documento.

Posso dividir o laboratório para atender duas escolas?

Não.

Posso instalar em outro local que não seja dentro da escola?

Não, mesmo que seja em um telecentro ou a própria Secretaria de Educação. O laboratório ProInfo deve ser instalado necessariamente dentro da escola, e ser utilizado, prioritariamente, para o atendimento dos alunos dessa escola.

Posso atender à comunidade com este laboratório?

Sim, reservando a prioridade de uso do laboratório para os alunos e agentes educacionais da escola. O atendimento comunitário deve ser feito, preferencialmente em horários alternativos aos horários de aula da escola, e nos finais de semana. O MEC desenvolveu o Programa Mais Escola que pode orientar sobre como melhor realizar a integração escola-comunidade, inclusive usando o laboratório ProInfo.

Os equipamentos têm garantia?

Sim. No ProInfo Urbano a garantia de funcionamento é de três anos e no ProInfo Rural também é de três anos, a partir da data de instalação registrada no Termo de Aceitação.

E quanto ao suporte técnico no período da garantia?

A empresa fornecedora se compromete pelo edital a manter pelo menos um representante técnico autorizado em todas as capitais do país. Para acioná-las, é preciso informar ao núcleos de tecnologia educacionais (NTEs), que são os responsáveis pela abertura de chamado técnico junto à empresa fornecedora.

Seguem os contatos de atendimento das distribuições atuais:

PROINFO URBANO:

Positivo Informática – pregão 83/2008 – contrato 142/2008

0800 6446591 / 0800 6447500

PROINFO RURAL:

Itautec – pregão 69/2008 – contrato 98/2008 - Fone: 0800 70133404

Depois do fim da garantia o MEC oferece algum suporte?

Não, a partir daí, os equipamento são de inteira responsabilidade do estado ou município.

O que fazer caso os computadores sejam roubados?

Os computadores são de muita importância para qualquer escola pública que, por isso, deve zelar pela segurança desse patrimônio. Daí porque as Cartilhas ProInfo dão muita ênfase à proteção das instalações. Contudo, se, apesar dos esforços da escola no sentido de protegê-los, os computadores forem roubados, é necessário que seja registrado, o mais rápido possível, um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de polícia mais próxima, cuja cópia deve ser enviada por ofício para a Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do MEC (Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” Ed. Sede – Sala 119 – Brasília-DF – CEP: 70047-900), para efeito de controle nos bancos de dados do ProInfo. A perda, total ou parcial, de computadores do laboratório nessas circunstâncias por enquanto não implica em reposição automática por parte do MEC, já que isso não está previsto no programa.

Eu posso contratar um técnico particular para meu laboratório?

Todos os computadores possuem um lacre de garantia que, se violado, resulta na perda da garantia do equipamento. Sempre que o técnico autorizado romper o lacre para dar manutenção ao equipamento instalado, deverá ser colocado novo lacre, de modo a manter a garantia. Assim sendo, se um técnico particular for contratado e romper o lacre do equipamento, este perderá, automaticamente, a garantia contratual.

**Maiores informações entre em contato com o NTE Taguatinga: 3901-2617 ou ntetaguatinga@gmail.com