quarta-feira, 9 de março de 2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem na Escola



Para que uma instituição de ensino possa oferecer um Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA no seu ambiente educacional é necessário que algumas etapas sejam desenvolvidas a priori.


  • Qual modelo de educação será utilizado? Qual a finalidade de uso do AVA na escola?
  • Quem será o responsável pela ferramenta na escola, aquela primeira pessoa a ser contactada em caso de necessidade.
  • Há várias possibilidades de atendimento a esta demanda, duas das mais conhecidas são o MOODLE, mais recentemente o Google Classroom e também o Facebook.


    • Caso a escolha tem sido pelo Moodle, e a escola deseja que a infraestrutura para este sistema seja concedida pela Secretaria de Educação do DF, o responsável pela instituição deverá formalizar este pedido por meio de um ofício, solicitando este recurso para a Diretoria de Mídias e Conteúdos Digitais (telefone 3901-3294). O pedido será analisado e encaminhado as instâncias operacionais caso aprovado.
    • Se a escolha for o Google Classroom, a escola deverá formalizar a aquisição de um domínio na web, preencher os campos relativos à solicitação da ferramenta junto ao Google, posteriormente encaminhar documentação que comprova a existência da instituição e que se trata de uma escola pública (sem fins lucrativos).
    • No caso do Facebook, ou outra rede social, o procedimento e relativamente mais simples, pois toda a estrutura já está pronta na internet, bastaria a configuração de uma espécie de grupo dentro da rede social.
Em ambas as situações o NTE Taguatinga poderá auxiliar no processo, colaborando na implantação das soluções, no âmbito pedagógico da aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário