segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

LibreOffice 5.3 chega com novidades interessantes

Foi lançada em 01º de fevereiro, a versão final do LibreOffice 5.3, que estava em desenvolvimento desde outubro do ano passado. De acordo com a organização sem fins lucrativos The Document Foundation, a suíte de escritório gratuita "oferece uma introdução a novos recursos, como online, com edição colaborativa, o que aumenta o posicionamento competitivo da aplicação e, ao mesmo tempo, fornece melhorias adicionais, para tornar o programa mais confiável e fácil de usar".

Entre os destaques, está o novo mecanismo de layout de texto multiplataforma que usa o HarfBuzz para um layout de texto consistente em todas as plataformas, com vantagens significativas entre idiomas e alfabetos, o menu Ajuda foi revisado, com novos links rápidos para guias de usuário e fóruns de suporte da comunidade, garantindo uma melhor experiência do usuário e a adição de melhorias para filtros de importação e exportação para novos e antigos documentos do MS Office.

O processador de texto Writer agora suporta estilos de tabela, para aplicar a formatação a uma tabela que é preservada quando se faz edições a ele, foi adicionado um novo Page Deck na barra lateral, permitindo ao usuário personalizar rapidamente as configurações da página sem ter que passar por uma caixa de diálogo separada e um novo "Go to Page Box" torna possível saltar para outra página no documento com apenas algumas teclas.

Já o editor de planilhas Calc, agora fornece um novo conjunto de estilos de célula padrão, com maior variedade e melhores nomes do que em versões anteriores, "Ativar wildcards em fórmulas" agora é a opção padrão em instalações recentes, em vez de expressões regulares, para melhorar a compatibilidade com outros softwares de planilha e uma nova caixa de entrada de texto permite que o usuário restrinja as funções que ele está procurando, simplificando as buscas.

Além disso, o Impress, editor de apresentações, agora inicia com um seletor de modelos, para agilizar a preparação do programa para o usuário e um novo Deck de Propriedades de Slide agora está disponível na barra lateral.

Fonte: http://www.linuxbuzz.com.br/2017/02/libreoffice-5-3-chega-com-nova-opcao-de-interface-grafica-versao-online-novo-mecanismo-de-layout-de-texto.html

Prof. Ricardo Praciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário