quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Integridade Acadêmica - Participação em evento

Em 17/10, o formador Ricardo Sousa participou de um evento no Hotel Mercure, patrocinado pela Turnitin abordando a temática da Integridade Acadêmica.

Houve cobertura da equipe da Capes, matéria reproduzida abaixo:


Diretora de Avaliação da CAPES discute integridade acadêmica

    Publicado: Terça, 17 Outubro 2017 15:46 | Última Atualização: Terça, 17 Outubro 2017 15:46

    A diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Rita Barradas Barata, afirmou na manhã desta terça-feira, 17, que a questão da integridade acadêmica e das boas práticas no meio científico somente alcançarão o patamar de importância que lhes é devido com uma mudança de comportamento e pensamento. “Não será a disciplina de integridade científica na grade curricular que resolverá o problema da originalidade e qualidade na produção do conhecimento, mas sim o exemplo e a exposição de alunos e pesquisadores a situações íntegras”, afirmou Rita.

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    Evento discutiu necessidade de adoção de políticas de educação na área de integridade acadêmica (Foto: Vinícius Tristão - CCS/CAPES)




    A declaração foi dada durante mesa-redonda no evento “Integridade Acadêmica: Originalidade e Qualidade na Produção de Conhecimento”, que reuniu jornalistas, profissionais e interessados na área com o objetivo de discutir o papel da educação na garantia de originalidade e qualidade na produção acadêmica.
    A diretora ressaltou a importância da relação orientador-orientado como forma de prevenção de más condutas. “Não se trata de adquirir títulos, mas sim de criar competências nos alunos, por meio da dedicação de mais tempo à orientação e da proposição de exercícios que conduzam o aluno a um engajamento, por exemplo”, disse.
    Para Barradas, agências de fomento como a CAPES devem estimular e divulgar esse tipo de discussão. “Precisamos ter uma cultura que torne mais visível esse tipo de problemática. A cultura brasileira de que não existe punição deve ser abandonada. Temos uma série de campos nessa área que precisam ser discutidos para que desenvolvamos a consciência clara do prejuízo que essas condutas trazem”, completou.

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    Diretora ressaltou a importância da relação orientador-orientado como forma de prevenir más condutas científicas (Foto: Vinícius Tristão - CCS/CAPES)





    Também foi discutida no evento a necessidade de adoção de políticas claras de ação, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), que definam as formas de educação, prevenção e punição ao plágio, ao falseamento de bibliografia, à fabricação de resultados e a outras más condutas científicas.
    (Gisele Novais – Brasília – CCS/CAPES)
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    Fonte: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8599-diretora-de-avaliacao-da-capes-discute-integridade-academica