sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Formação no SERPRO

Professores dos CRTE's de Brasília participaram de formações no SERPRO.





No primeiro semestre 2018, vários professores da Secretaria de Educação DF, lotados em Centros de Referência em Tecnologia Educacional participaram de uma formação no Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro. Esse treinamento consistia na formação para uso dos softwares Scratch (linguagem de programação criada em 2007, estruturada em blocos no Massachusetts Institute of Technology - MIT) e AppInventor, aplicação voltada para Android em código aberto originalmente criada pela Google, e atualmente mantida pelo MIT.

O Scratch não exige conhecimento prévio de outras linguagens de programação,  é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

A plataforma AppInventor é focada e desenvolver  aplicativos para pesquisas escolares, jogos e outras aplicações que possam ser executadas em dispositivos móveis.

Essa formação está inserida no contexto do projeto Meninas de TI que o Serpro apóia e na qual o professores desejam fazer parte ampliando sua aplicação junto ao público de estudantes das escolas públicas do DF.

A estratégia visa promover cursos de formação junto a estudantes e professores de forma a incentivar o raciocínio lógico, desenvolvimento da programação, inserção do público feminino na áreas de Tecnologia e Engenharia; e ainda promover o contato de todos com aspectos inovadores da Tecnologia da Informação.

Os professores dos CRTEs avaliaram muito positivamente a iniciativa e estão ansiosos para colocar em prática o conteúdo desenvolvido nos cursos do Serpro.

Estamos gratos em ter participado desse momento!



Equipe CRTE Taguatinga,
por Ricardo Sousa.