terça-feira, 11 de setembro de 2007

The hole in the Wall - Efeitos da tecnologia na educação de crianças

Durante o 13º Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED em Curitiba, tive a oportunidade de assistir a palestra do professor Sugata Mitra que relatou uma experiência que me deixou um tanto quanto encabulada.

Ele trabalhou em Nova Deli, na Índia e nos últimos 8 anos realizou uma série de experimentos que foram chamados “The Hole in the Wall” (o buraco na parede).
Preocupado com a exclusão social e e econômica e com a qualidade da educação em lugares distantes na India, vê a necessidade de se criar um sistema alternativo de educação primária.

Ele apresentou seu experimento em Kalkaji. Perto de seu escritório havia uma favela, do outro lado de um muro, então ele colocou através de um buraco no muro a tela de um micro, com um touch pad. Em alguns minutos um menino aprendeu a operar o touch pad e a navegar na web. Amigos se juntaram a ele e ao final do dia 70 crianças aprenderam, ajudando umas às outras, a navegar na web, mesmo com todas as interfaces em inglês. O experimento foi repetido em outras regiões da Índia, África e Ásia, com resultados semelhantes: crianças são capazes de se auto-ensinar a navegar na web, mesmo sem saber inglês inicialmente.
Curiosidades:
Em 3 meses, certo grupo pediu a Sudata um processador mais rápido e um mouse melhor para poderem jogar.
Aprenderam 400 palavras em inglês, quando não conheciam nada do idioma.
Decodificaram o alfabeto ocidental a partir de um site que oferece tal informação.
Passaram a falar inglês com o sotaque dos áudios presentes nos sites que visitavam.
Ao final de 9 meses um grupo de 300 crianças já sabia: navegar na web, fazer buscas, usar email, baixar mp3, baixar vídeos, usar softwares de escritório, sem a ajuda de professores formais, e a partir de um único micro disponível na rua, fora da escola.

Ele finalizou sua palestra recomendando: 'Let it happen' (deixe acontecer) e está empenhado em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que permitam expandir esse tipo de aprendizagem.

Confira o vídeo !!!

Por Karine Xavier

Um comentário:

  1. É mesmo incrível a experiência do Prof. Sugata Mitra na Índia. Pelos rostos das crianças o que se percebe é algo que em Inglês tem o nome de "sense of achievement" - as crianças satisfeitas por estarem desbravando e se apossando do conhecimento. Temos muito o que aprender com esse relato.

    Profa. Almerinda Garibaldi

    ResponderExcluir