Ano de 2020. O que dizer desse ano? Que iniciamos o ano com muitas expectativas e vários projetos para serem desenvolvidos juntos com os colegas professores por meio das formações continuadas.
Só não contávamos que seríamos surpreendidos com uma pandemia. Nós e o mundo inteiro precisamos interromper, parar ou diminuir o ritmo das atividades que tínhamos começado ou que pretendíamos iniciar. Em 2020, a colaboração, o profissionalismo, a relação interpessoal, o planejamento, o sonho deu lugar a incerteza, a dúvida, a angústia, ao medo, ao luto e a tristeza frente aos problemas advindos da nova doença COVID-19.
No CRTE de Taguatinga não foi diferente. Nossas propostas formativas para o primeiro semestre não puderam acontecer. Para o segundo semestre precisamos reformular todo o planejamento e com isso ofertamos duas turmas do curso GSuíte (T23 vespertino e T24 matutino). O curso ocorreu por meio de uma plataforma virtual e nos encontros formativos semanais pudemos trocar além de experiências que relatavam o uso da tecnologia no contexto pedagógico. Pudemos conversar, escutar, acolher e nos apoiar para melhor enfrentar os desafios que estávamos vivendo.
Enfim, encerramos mais um ano de trabalho, mas não "um qualquer" e sim um ano que pedagogicamente nos proporcionou muitas reflexões. Promoveu um repensar nossas práticas dentro e fora de sala de aula. Propôs desafios diversos para a família e a sociedade como um todo.
Esperanças? Sim. Temos muitas e que o ano de 2021 tenhamos muita saúde para enfrentar as adversidades oriundas dessa pandemia e que possamos colher os bons frutos de tudo isso que vivenciamos nesse ano que passou e que as dificuldades possam fortalecer a Escola e toda a sua Comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário